Como o nome índica, o Futebol de Rua desenvolve futebol. Mas não apenas isso! Dentro da metodologia Futebol de Rua as aulas de Formação Humana são muito importantes também. E está é uma oportunidade para que  eu possa  apresentar a vocês uma de nossas professoras, a Prof. Gleice Oliveira Silva, 34 anos, casada 2 filhos, nascida na cidade de Verê e chegou em Curitiba na sua infância. Gleice entrou no Futebol de Rua há dois anos. A melhor lembrança dela conosco é...o dia de sua chegada. « Como projeto que me foi apresentado, compreendi imediatamente que poderia realizar muitas coisas. Me senti útil », ela disse.

 

A carreira profissional,  da Prof. Gleice Oliveira Silva, começou a mudar há doze anos, nesse período, ela trabalhou em uma construtora na área de recursos humanos.  Uma de suas maiores experiências foi quando ela pediu a um funcionário para assinar um documento, o mesmo respondeu a ela que ele não sabia escrever, afirma a professora. « Fiquei super envergonhada na hora e depois muito triste pelo ocorrido ». Tempos depois em 2011, quando deixou de fazer parte do quadro de funcionário da empresa, Gleice se integra a um programa de alfabetização, chamado « Paraná Alfabetizado » como Alfabetizadora, que ainda existe hoje, mas com o nome de « Alfabetiza Brasil ». A Prof. Gleice Oliveira Silva anos depois será professora de pedagogia e trabalhará em duas escolas de Curitiba antes de se-juntar a nós.

 

Esse ano, as oficinas de Formação Humana serão de duas horas para cada núcleo das crianças do Futebol de Rua. Os temas ensinados são numerosos: o respeito com os outros, a saúde, o meio-ambiente, a rejeição a violência, a luta contra o racismo... « Primeiro explico e debato o tema com as crianças em sala, e depois nós realizamos uma dinâmica ou qualquer outro tipo de atividade similar, em alguns momentos também solicito registros (desenho, escrita...) para ver se eles compreenderam bem o que foi proposto naquele encontro, detalha a Prof. Gleice Oliveira Silva. O que eu mais gosto, é conversar com as crianças, sobre as aulas ou qualquer outro tipo de assunto relacionado ao cotidiano e ao nosso convívio. Eles precisam de alguém que possam ouvi-los e se possível compreende-los. Infelizmente a maioria dos alunos não tem alguém em casa ou na família que possa dar um minuto de atenção a eles. »

 

O ano passado, Gleice atuava em oito núcleos. Esse ano, ela fará menos intervenções nas escolas, pois ela também efetuara trabalho administrativo dentro de Futebol de Rua. Para além de seu trabalho, a Prof. Gleice Oliveira Silva continua a estudar pedagogia, na faculdade, durante o período da noite. « Acredito nos meus alunos e acredito no futuro, ela disse. E o futuro, são as crianças. Hoje, dependem de mim. Mas amanhã vou depender deles. »

 

Olivier

Voluntario no Futebol de Rua

« Amanhã dependerei das crianças »

  Patrocínio  

  Apoio  

  Apoio institucional  

  Parceiros públicos  

  Incentivo  

  Rede parceira  

Ligue

(41) 3042 2261 / (41) 3051 6878

Endereço

Rua: Antônio Moreira Lopes, 190 - Cajuru, Curitiba - PR, 82980-100, Brasil

Entre em contato

contato@futebolderua.org