Recentemente percebi que falo bastante do futebol, desde quando escrevo crônicas pelo Futebol de Rua, mas um pouco menos de freestyle. Ainda que este seja um elemento essencial de nosso Instituto. Esse texto é a oportunidade de corrigir isso. Freestyle, sabe o que é? São todos exercícios feitos com uma bola: dribles, malabarismos... Mas, para falar desse esporte, melhor não confiar em mim, melhor é apresentar o Saimon. Ele é nosso campeão. Saimon Juiz Avelino, 29 anos, nascido em São José do Rio Preto-SP, trabalha conosco, como coordenador e supervisor do projeto. Antes ele foi jogador de futebol freestyle, durante oito anos. Saimon foi duas vezes Campeão do mundo em torneios virtuais e uma vez e Campeão do Brasil, também de forma virtual. Quando ele descobriu essa disciplina, o freestyle era “virtual” (entendi que ele estava jogado no computador rsrs). Cada jogador era registrado, considerado e avaliado só nos vídeos (Agora eles fazem competições em frente do publico e do júri). E por um vídeo que o Saimon descobriu o freestyle.

"Achei isso fantástico", ele conta. No esse momento, não tinha nada de profissional como hoje existe, mas queria fazer isso. Comecei por olhar muitoss vídeos e depois ia treinar. Quatro horas por dia. Depois mandei meus vídeos no YouTube. Cresci com o freestyle. » Saimon Juiz Avelino sempre treinou sozinho, sem estrutura profissional. Muitas lesões foram finalmente razão de já náo treinar como antigamente. Mas, quando o Saimon saiu dos campos de freestyle, para além seus títulos de campeão, ele tinha também um personagem dele no vídeo-game, no jogo FIFA Street 4. Depois ele se tornou diretor técnico da Confederação brasileira, organizador de competições e juiz. E o Saimon Juiz Avelino chegou enfim no Futebol de Rua...com o freestyle. Antes de morar em Curitiba, ele já conheceu o Alceu Natal Neto, nosso diretor executivo e fundador do nosso Instituto, que e também o presidente da Confederação brasileira de futebol freestyle. O Saimon organizou uma demonstração de freestyle na cidade curitibana e aceitou depois de juntar-se a nos, há dois anos agora.

Quando perguntei ele para explicar-nos seu trabalho no Futebol de Rua, ele desata a rir! «Faço tudo que precisa de ser feito!» Saimon sucessivamente visitou os núcleos do Instituto, cuidou do material, das aulas, da administração, das fotos, da comunicação, da organização dos eventos. Recentemente ele organizou o IV Campeonato latino-americano de futebol freestyle que aconteceu em Curitiba. Um dia, uma colega antiga do Futebol de Rua chamou ele “Saimon-sabe-tudo” ! Então eu sei que, quando vou perguntar ele o que ele gosta demais no Futebol de Rua, ele responde: « Passar tempo com crianças. Falar com eles, brincar. Gosto também quando organizamos passeios para eles, no circo, no museu.» Saimon Juiz Avelino é também feliz de ver crianças praticar agora o freestyle, essa disciplina que ele adora e que estava bem desconhecida quando era atleta. Para todos que nos leem, quando peço para que ele deixe uma mensagem sobre o Futebol de Rua, ele diz: «Vale a pena».

Olivier
Voluntário no Futebol de Rua

Cresci com o Freestyle

  Patrocínio  

  Apoio  

  Apoio institucional  

  Parceiros públicos  

  Incentivo  

  Rede parceira  

Ligue

(41) 3042 2261 / (41) 3051 6878

Endereço

Rua: Antônio Moreira Lopes, 190 - Cajuru, Curitiba - PR, 82980-100, Brasil

Entre em contato

contato@futebolderua.org