Uma viagem em Navegantes

Todos sabem que o Futebol de Rua é pela maioria em Curitiba. Nossa sede é lá e muitos núcleos também. Mas talvez vocês não sabem que nosso Instituto nasceu em São Paulo e que a gente tem vários núcleo  no outros lugares: Rio de Janeiro, Porto Alegre...e desde esse ano no Santa Catarina, em uma cidade chamada Navegantes e localizada no litoral, não muito longe da fronteira com o Paraná. O Futebol de Rua chegou na essa cidade com o apoio de um patrocinador do Instituto. Ele quis um núcleo  na cidade dele.

 

Pouco mais de 70 000 pessoas moram em Navegantes. Entre eles, oitenta crianças e adolescentes quem são os alunos do Futebol de Rua. E a Prof. Lourdes de Sousa, paulista de nascimento e catarinense de residência, nossa professora de formação humana. A Lourdes estudou a pedagogia e neuropsicopedagogia. Ela chegou no Futebol de Rua com a criação desse núcleo em Navegantes, depois que descobriu o Instituto nas redes sociais.  Mas quando a Prof. Lourdes de Sousa  foi chegando em Navegantes, ainda não tinha os alunos, ou não tinha bastante. E ela me conta que pra muitos deles, ela foi «de casa em casa apresentar o projeto». E agora a maioria desses alunos estão conosco desde o começo do ano.

 

O nucléo do Futebol de Rua em Navegantes está no CEU Holde Scartezine, um espaço aberto para a comunidade, no um bairro bem difícil. «Estamos sempre presenciando atos de violência, e jovens se drogando, disse a Lourdes. Uma realidade muito triste mas totalmente rotineiras nas periferias do nosso Brasil. Tivemos muitas histórias tristes mas também histórias felizes.» Esse ano, nosso núcleo catarinense acolheu também o Prof. Michel Ronaldo, de Goiânia, professor de educação física. «Um excelente profissional do qual me ajudou bastante», conta a Lourdes. Infelizmente o Michel não pude ficar conosco e foi embora no Goiás. A Prof. Lourdes de Sousa trabalha agora com o Prof. Waldemar. 

 

Do seu trabalho, a Lourdes me conta: «Espero ter contribuído um pouquinho com e plantado uma sementinha na vida de cada um desses alunos que por aqui passaram». E, quando perguntei se ela tem uma mensagem pelos seus alunos, ela me respondeu: «Todos os dias eu falo pra eles vocês vão ser o que vocês quiserem, bastam acreditar!» E eu, acredito que o núcleo do Navegantes está também uma sementinha que vai crescer, crescer, crescer, com certeza!

Olivier

Voluntário no Futebol de Rua

  Patrocínio  

  Apoio  

  Apoio institucional  

  Parceiros públicos  

  Incentivo  

  Rede parceira  

Ligue

(41) 3042 2261 / (41) 3051 6878

Endereço

Rua: Antônio Moreira Lopes, 190 - Cajuru, Curitiba - PR, 82980-100, Brasil

Entre em contato

contato@futebolderua.org