Uma viagem em Navegantes

January 01, 2020

Todos sabem que o Futebol de Rua é pela maioria em Curitiba. Nossa sede é lá e muitos núcleos também. Mas talvez vocês não sabem que nosso Instituto nasceu em São Paulo e que a gente tem vários núcleo  no outros lugares: Rio de Janeiro, Porto Alegre...e desde esse ano no Santa Catarina, em uma cidade chamada Navegantes e localizada no litoral, não muito longe da fronteira com o Paraná. O Futebol de Rua chegou na essa cidade com o apoio de um patrocinador do Instituto. Ele quis um núcleo  na cidade dele.

Naturalmente, todos sabem a quem se dirige o Instituto Futebol de Rua: nas crianças!!! Mas a quem ainda não dei a palavra nas minhas Crônicas de Rua? Nas crianças!!! Então alguns dias atras, fui na escola Anita Gaertner, no bairro do CIC, como cada quinta-feira para ajudar os professores do Futebol de Rua. Mas, essa vez, achei de tomar meu caderno e uma caneta, e fui conversar com alguns de nos alunos.

«Bonjour, comment allez-vous?» Vocês lembram? Era o titulo de minha primeira Crônica de Rua alguns meses atras. Lembram também que, na outra crônica, falei dos cursos de francês eu faço pelo Futebol de Rua? Então hoje vamos falar francês! Não, quis dizer, vamos falar desses cursos de francês... Ensino hà tres meses agora e eu adoro. Deixe-me contar tudo isso...

Cresci com o Freestyle

June 25, 2017

Recentemente percebi que falo bastante do futebol, desde quando escrevo crônicas pelo Futebol de Rua, mas um pouco menos de freestyle. Ainda que este seja um elemento essencial de nosso Instituto. Esse texto é a oportunidade de corrigir isso. Freestyle, sabe o que é? São todos exercícios feitos com uma bola: dribles, malabarismos... Mas, para falar desse esporte, melhor não confiar em mim, melhor é apresentar o Saimon. Ele é nosso campeão. Saimon Juiz Avelino, 29 anos, nascido em São José do Rio Preto-SP, trabalha conosco, como coordenador e supervisor do projeto. Antes ele foi jogador de futebol freestyle, durante oito anos. Saimon foi duas vezes Campeão do mundo em torneios virtuais e uma vez e Campeão do Brasil, também de forma virtual. Quando ele descobriu essa disciplina, o freestyle era “virtual” (entendi que ele estava jogado no computador rsrs). Cada jogador era registrado, considerado e avaliado só nos vídeos (Agora eles fazem competições em frente do publico e do júri). E por um vídeo que o Saimon descobriu o freestyle.

Um projeto que consegue o que a educação tradicional falhou

June 25, 2017

Hoje, para falar do Futebol de Rua, damos a palavra a alguém que não trabalha conosco, mas conhece bem nosso Instituto: Helen Regina Costa. Ela é a diretora da escola Elvira Pilotto em São José dos Pinhais, onde temos um núcleo há três anos. Helen tem 50 anos e é de Maringá. No início de sua carreira ela ensinou em Curitiba e em São José dos Pinhais, depois ela trabalhou pelo Centro Municipal da Educação Infantil de São José. Enfim, a Helen Regina Costa chegou na escola Elvira Pilotto em 2008 e foi nomeada diretora em 2012. Ela ouviu falar do Futebol de Rua, quando nossa associação começava a chegar em Curitiba. Foram necessários alguns anos antes de trabalhar com a escola Elvira Pilotto, mas a chegada de um novo municipio finalmente permitiu o Futebol de Rua de se estabelecer lá. Ensinamos aulas de formação humana e de educação fisica...e também aulas de francês, há algumas semanas!!! Sou eu quem ensina francês lá e eu adoro isso! Mas falarei sobre isso em outra crônica...

Amanhã dependerei das crianças

June 25, 2017

Como o nome índica, o Futebol de Rua desenvolve futebol. Mas não apenas isso! Dentro da metodologia Futebol de Rua as aulas de Formação Humana são muito importantes também. E está é uma oportunidade para que  eu possa  apresentar a vocês uma de nossas professoras, a Prof. Gleice Oliveira Silva, 34 anos, casada 2 filhos, nascida na cidade de Verê e chegou em Curitiba na sua infância. Gleice entrou no Futebol de Rua há dois anos. A melhor lembrança dela conosco é...o dia de sua chegada. « Como projeto que me foi apresentado, compreendi imediatamente que poderia realizar muitas coisas. Me senti útil », ela disse.

E a nossa vida mudou

July 25, 2017

Na BR-277, na rota de São Jose dos Pinhais, vocês não podem deixar de ver a nossa nova sede. Uma grande edificação com um telhado amarelo, localizado no bairro do Cajuru. E o nome “Futebol de Rua” escrito em caracteres grandes, letras amarelas sobre fundo preto em grafite na parede lateral. Vamos para cá no mês de outubro do ano passado. E nossa vida mudou. Antes, desde o nascimento de Futebol da Rua, éramos perto do centro de Curitiba, no primeiro piso de uma casa. Um pouco pequeno para nossos grandes sonhos.a realizar muitas coisas. Me senti útil », ela disse.

Realize seus sonhos. Nunca desista.

July 25, 2017

Dentro «Futebol de Rua», tem o «futebol». Ah! Sei que no Brasil, o futebol e uma coisa muito importante, vital, como uma religião. Não precisei viajar até aqui para saber. Em todas partidas do mundo, a gente sabe. Aqui adoro escutar as conversas do futebol. Atlético, Coxa, Paraná... No Futebol de Rua, cada time tem seus torcedores. Ainda não vou dizer qual time eu torço. É melhor contar a historia de alguém do Futebol de Rua que frequentou durante muitos anos o universo do futebol profissional no Brasil.

Só alegria

É um ônibus pequeno e laranja que me leva cada quinta-feira do Centro para o bairro CIC - Cidade Industrial de Curitiba. O n°22, o Gabineto. Eu desço um ponto antes da escola. Passo então ver o edifício e duas quadras ao lado, uma com areia, e a outra com grama. São nove horas da manhã. Bem-vindo a escola Anita Merhy Gaertner! Em frente ao portão, encontro os dois professores do Futebol de Rua que realizarão as atividades. As crianças chegaram um pouco mais cedo e participam de uma sessão de leitura. Eu tenho um carinho especial com essa escola. Quando cheguei em Curitiba, foi a primeira onde trabalhei. Não posso esquecer esse primeiro dia nem a primeira hora. Fui rapidamente cercado por dezenas de meninos e meninas, rostos adoráveis, sorridentes, mas sobretudo bem intrigados com essa criatura gigante que falava um português estranho. Respondi a bastantes perguntas, sobre minha viagem, meu país, minha vida alí. A gente pode ter seis ou sete anos e saber acolher alguém.

Ajudar com o esporte

As crônicas que eu escrevo pelo o Futebol de Rua são para apresentar o trabalho da instituição e as pessoas que trabalham conosco. E o primeiro que eu escolhi apresentar, é um novato ! O Prof. Hernanny Figueiredo, 21 anos, nativo de Foz de Iguaçu e curitibano desde a infância, assinou seu primeiro contrato profissional com o Futebol de Rua esse ano. Não como jogador de futebol mas como professor de educação física ! Mas ele já é da casa. O Hernanny foi estagiário no Futebol de Rua durante todo o ano 2016.

Estamos de volta

Prontos para um novo ano conosco ? Voltámos para novas aventuras desde o 3 de Março, com nosso Projeto Futebol de Rua pela Educação - Ano VI. Nossa associação está ainda presente em quatro cidades onde trabalhamos há alguns anos: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Mas também estamos felizes por acolher dois novos núcleos: Navegantes, no estado de Santa Catarina e Osório, no estado do Rio Grande do Sul. No total, o Instituto Futebol de Rua vai atender vinte e dois núcleos pelo Brasil.

Bonjour, comment allez-vous ? (Bom dia, tudo bem ?)

Prontos para um novo ano conosco ? Voltámos para novas aventuras desde o 3 de Março, com nosso Projeto Futebol de Rua pela Educação - Ano VI. Nossa associação está ainda presente em quatro cidades onde trabalhamos há alguns anos: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Mas também estamos felizes por acolher dois novos núcleos: Navegantes, no estado de Santa Catarina e Osório, no estado do Rio Grande do Sul. No total, o Instituto Futebol de Rua vai atender vinte e dois núcleos pelo Brasil.

Please reload

  Patrocínio  

  Apoio  

  Apoio institucional  

  Parceiros públicos  

  Incentivo  

  Rede parceira  

Ligue

(41) 3042 2261 / (41) 3051 6878

Endereço

Rua: Antônio Moreira Lopes, 190 - Cajuru, Curitiba - PR, 82980-100, Brasil

Entre em contato

contato@futebolderua.org