PROJETOS EM ANDAMENTO

O ESPORTE MUDANDO VIDAS

FUTEBOL DE RUA PELA EDUCAÇÃO - ANO IX

PRESERVANDO A CULTURA DO FUTEBOL BRASILEIRO, PROMOVENDO A INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DO ESPORTE

O Projeto “Futebol de Rua pela Educação” é um programa sócio-esportivo, que apresenta uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para desenvolvimento humano. Além disso, busca potencializar as ações de ensino e aprendizagem, complementando as ações da rede formal de educação.

Nossa metodologia exclusiva FdR contempla: práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores cidadãos na quadra, na escola, na rua e na vida. Para cada encontro, criamos um ambiente participativo, capaz de dar voz aos educandos, utilizando o diálogo como mecanismo de interação e resolução das diferenças. A negociação de regras entre pares, oferece o desenvolvimento de habilidades para a vida e incorpora a dimensão de gênero. Nossa proposta é permitir, com uma prática diferenciada do futebol, pensar e atuar sobre as realidades sociais que nos permeiam.

 

OBJETIVOS

  • Promover a inclusão esportiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estimulando uma melhora significativa nas condições de aprendizado, cidadania e formação de valores;

  • Ser agente de transformação social, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e superação de desigualdades;

  • Atuar em parceria com os outros setores e entidades sociais para o cuidado integral e promoção da infância e adolescência.

JOGANDO JUNTOS (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)

FORTALECER VÍNCULOS SOCIAIS E FAMILIARES, DRIBLANDO DESIGUALDADES

 

Propondo uma metodologia de trabalho criativa, e capaz de preservar e efetivar os direitos da criança e do adolescente, implantamos o “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” (SCFV), arbitrado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

 

As atividades acontecem durante o período da manhã, de segunda a sexta-feira, e nas tardes de terça a sexta-feira, na sede do FdR em Curitiba|PR. O projeto atende 80 crianças e adolescentes com idade entre 10 e 15 anos. Além das práticas esportivas de futebol de rua, também é oferecido aulas de informática, atividades culturais e acompanhamento escolar.

 

Com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, pretendemos:

  • Assegurar um espaço de referência para o convívio comunitário e social;

  • Desenvolver relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

  • Estimular a leitura crítica de mundo para a participação cidadã em sociedade.

FOOTBALL FOR HOPE - FIFA

PATROCINADO PELA FIFA, INCLUÍMOS A PRÁTICA ESPORTIVA NA VIDA DE JOVENS E ADOLESCENTES

O projeto “Football for Hope” é um programa sócio-esportivo patrocinado pela FIFA e executado pelo Instituto Futebol de Rua. Baseado no conceito esporte para desenvolvimento humano, unimos práticas esportivas e pedagógicas a fim de complementar as ações da rede formal de educação. Todas as atividades propostas são realizadas na quadra e são pensadas para despertar, em nossos adolescentes, a percepção de sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Para despertar o protagonismo juvenil, adotamos um formato dinâmico que incentiva a reflexão sobre sua própria realidade social e, assim, contribuí para o desenvolvimento da consciência cidadã dos jovens.

APRENDIZ DE FUTEBOL

INICIAÇÃO DE JOVENS E ADOLESCENTES AO MUNDO DO TRABALHO

Oferece o cumprimento alternativo das cotas de aprendizagem, ancorado no Decreto no 8.740/2016, criando ambiente simulado para jovens de 15 a 24 anos poderem estagiar e para as empresas cumprirem sua cota social de aprendizes. Aplica-se a organizações com dificuldades e/ou restrições para contratação deste tipo de mão de obra. Os jovens realizam as atividades práticas na sede do Instituto Futebol de Rua, em Curitiba, tendo formação na área esportiva e do empreendedorismo. Após a qualificação, recebem a oportunidade em uma empresa parceira, com direito a carteira assinada. 

PLANO ANUAL DA CBFF

FUTEBOL FREESTYLE NO RIO DE JANEIRO E NO CEARÁ

O plano anual é o primeiro projeto em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol Freestyle (CBFF). Com dois núcleos no Rio de Janeiro e outro em Porto Pecém, no Ceará, ele terá como foco o Futebol Freestyle em um formato semelhante ao Futebol de Rua pela Educação. O plano anual busca promover a prática esportiva e a transformação social, além de formar cidadãos conscientes de seus direitos, com aulas de Futebol Freestyle e formação humana.

  Patrocínio Máster  

  Patrocínio  

  Apoio institucional  

  Parceiros públicos  

  Incentivo  

  Rede parceira  

Ligue

(41) 3042 2261 / (41) 3051 6878

Endereço

Rua: Antônio Moreira Lopes, 190 - Cajuru, Curitiba - PR, 82980-100, Brasil

Entre em contato

contato@futebolderua.org