Dentro «Futebol de Rua», tem o «futebol». Ah! Sei que no Brasil, o futebol e uma coisa muito importante, vital, como uma religião. Não precisei viajar até aqui para saber. Em todas partidas do mundo, a gente sabe. Aqui adoro escutar as conversas do futebol. Atlético, Coxa, Paraná... No Futebol de Rua, cada time tem seus torcedores. Ainda não vou dizer qual time eu torço. É melhor contar a historia de alguém do Futebol de Rua que frequentou durante muitos anos o universo do futebol profissional no Brasil. O Jean-Pierre Klitzke, 39 anos, Curitibano de nascimento, e professor de educação física da nossa associação desde 2014. Como muitos jovens Brasileiros, o sonho dele foi de jogar futebol no mais alto nível.

Um dia quando ele batia a bola com seus amigos, no bairro de Boqueirão, o Carlinhos, ponta-direita do Atlético Paranaense, chegou. O seduziu para o jogo dele, ele convenceu a mãe do “Jean” (como a gente chama ele todos dias em Futebol de Rua) de fazer um teste no Atlético. O Jean-Pierre Klitzke conseguiu. Ele jogou nove anos com os Rubro-Negros, nas categorias de base (de Sub-11 até o Sub-20 anos). E em 1995, ele ganhou o Campeonato Paranaense dos Sub-15. Mas seis anos mais tarde, infelizmente, um drama. Um jogo contra o Botafogo, uma contusão no joelho atrapalhou seus sonhos de carreira profissional subitamente.

Mas o amor pelo futebol e mais forte. O Professor Jean-Pierre Klitzke vai abrir uma escolinha de futebol no bairro de Xaxim, em parceria com o Internacional Porto Alegre. Ela existiu durante dez anos e acolheu em média 120 alunos cada ano. Em 2011, um salto na carreira dele. Nosso professor foi recrutado para o Paraná Clube. Durante três anos, ele treinou o time B e os Sub-15, e também foi avaliador técnico. E, com seu trabalho no Tricolor da Vila, o Professor Jean vai ouvir falar do Futebol de Rua pela primeira vez. Um outro professor de educação física, colaborador do Paraná Clube, o ajudou a integrar-se a nossa associação. O Jean-Pierre Klitzke chegou no Instituto em 2014 e nunca foi embora.

No Futebol de Rua, ele tem três funções : professor em dois núcleos ; treinador: ele forma os professores que chegam conosco, por exemplo quando um novo projeto é criado ; e responsável da logística : receber  e mandar o material (bolas, coletes, traves...) em cada escola aonde trabalhamos, não só no Paraná mas também em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Quando pergunto o Jean-Pierre Klitzke qual é a melhor lembrança dele do Futebol de Rua, ele me responde: “o sorriso das crianças, os abraços, os carinhos. Nosso projeto não e só de jogar futebol. É um caminho para ajudar as crianças ter uma vida melhor. ” Ele que sonhava em ser um jogador profissional, finalmente conheceu o mundo do futebol de várias formas. Mas ele se considera com uma pessoa “muito realizada profissionalmente”. Então nada mais normal que a mensagem que ele quis deixar dos alunos de Futebol de Rua, para as crianças e adolescentes: “Realize seus sonhos, nunca desista”.

 

Olivier
Voluntário no Futebol de Rua

 

Realize os seus sonhos. Nunca desista.

  Patrocínio Máster  

  Patrocínio  

  Apoio institucional  

  Parceiros públicos  

  Incentivo  

  Rede parceira  

Ligue

(41) 3042 2261 / (41) 3051 6878

Endereço

Rua: Antônio Moreira Lopes, 190 - Cajuru, Curitiba - PR, 82980-100, Brasil

Entre em contato

contato@futebolderua.org