Dentro «Futebol de Rua», tem o «futebol». Ah! Sei que no Brasil, o futebol e uma coisa muito importante, vital, como uma religião. Não precisei viajar até aqui para saber. Em todas partidas do mundo, a gente sabe. Aqui adoro escutar as conversas do futebol. Atlético, Coxa, Paraná... No Futebol de Rua, cada time tem seus torcedores. Ainda não vou dizer qual time eu torço. É melhor contar a historia de alguém do Futebol de Rua que frequentou durante muitos anos o universo do futebol profissional no Brasil. O Jean-Pierre Klitzke, 39 anos, Curitibano de nascimento, e professor de educação física da nossa associação desde 2014. Como muitos jovens Brasileiros, o sonho dele foi de jogar futebol no mais alto nível.

Um dia quando ele batia a bola com seus amigos, no bairro de Boqueirão, o Carlinhos, ponta-direita do Atlético Paranaense, chegou. O seduziu para o jogo dele, ele convenceu a mãe do “Jean” (como a gente chama ele todos dias em Futebol de Rua) de fazer um teste no Atlético. O Jean-Pierre Klitzke conseguiu. Ele jogou nove anos com os Rubro-Negros, nas categorias de base (de Sub-11 até o Sub-20 anos). E em 1995, ele ganhou o Campeonato Paranaense dos Sub-15. Mas seis anos mais tarde, infelizmente, um drama. Um jogo contra o Botafogo, uma contusão no joelho atrapalhou seus sonhos de carreira profissional subitamente.

Mas o amor pelo futebol e mais forte. O Professor Jean-Pierre Klitzke vai abrir uma escolinha de futebol no bairro de Xaxim, em parceria com o Internacional Porto Alegre. Ela existiu durante dez anos e acolheu em média 120 alunos cada ano. Em 2011, um salto na carreira dele. Nosso professor foi recrutado para o Paraná Clube. Durante três anos, ele treinou o time B e os Sub-15, e também foi avaliador técnico. E, com seu trabalho no Tricolor da Vila, o Professor Jean vai ouvir falar do Futebol de Rua pela primeira vez. Um outro professor de educação física, colaborador do Paraná Clube, o ajudou a integrar-se a nossa associação. O Jean-Pierre Klitzke chegou no Instituto em 2014 e nunca foi embora.

No Futebol de Rua, ele tem três funções : professor em dois núcleos ; treinador: ele forma os professores que chegam conosco, por exemplo quando um novo projeto é criado ; e responsável da logística : receber  e mandar o material (bolas, coletes, traves...) em cada escola aonde trabalhamos, não só no Paraná mas também em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Quando pergunto o Jean-Pierre Klitzke qual é a melhor lembrança dele do Futebol de Rua, ele me responde: “o sorriso das crianças, os abraços, os carinhos. Nosso projeto não e só de jogar futebol. É um caminho para ajudar as crianças ter uma vida melhor. ” Ele que sonhava em ser um jogador profissional, finalmente conheceu o mundo do futebol de várias formas. Mas ele se considera com uma pessoa “muito realizada profissionalmente”. Então nada mais normal que a mensagem que ele quis deixar dos alunos de Futebol de Rua, para as crianças e adolescentes: “Realize seus sonhos, nunca desista”.

 

Olivier
Voluntário no Futebol de Rua

 

Realize os seus sonhos. Nunca desista.

  Patrocínio  

  Apoio  

  Apoio institucional  

  Parceiros públicos  

  Incentivo  

  Rede parceira  

Ligue

(41) 3042 2261 / (41) 3051 6878

Endereço

Rua: Antônio Moreira Lopes, 190 - Cajuru, Curitiba - PR, 82980-100, Brasil

Entre em contato

contato@futebolderua.org