Por meio do futebol, Instituto Futebol de Rua transforma realidade social de 18 mil crianças e adole


Criado em 2006, Instituto Futebol de Rua atua com a inclusão esportiva, cultural e social de jovens em situação de vulnerabilidade

Esporte e educação. Essas são as principais ferramentas utilizadas pelo Instituto Futebol de Rua para promover a transformação social na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Desde 2006, quando foi criada, a organização sem fins lucrativos já atendeu mais de 18 mil meninos e meninas espalhados pelas cinco regiões brasileiras. Com sede em Curitiba (PR), a iniciativa atende atualmente cerca de dois mil jovens, em 22 cidades.

“Queremos dar novas oportunidades para crianças e adolescentes que nem sempre possuem estrutura financeira e familiar para alcançar seus sonhos. Criamos um projeto que desenvolve a habilidade futebolística, ao mesmo tempo em que os praticantes constroem o senso de respeito ao próximo e de cidadania. Nossos projetos oferecem acompanhamento pedagógico e atividades que o preparam para a vida pessoal e profissional”, explica o fundador do Instituto Futebol de Rua, Alceu Neto.

Realizadas no contraturno escolar, para alunos de escolas públicas, as atividades do Instituto desenvolvem uma metodologia exclusiva, que alia aulas da formação humana ao futebol. As atividades usam conceitos como: o fair play é a regra número um; o drible vale mais do que o gol; e os alunos são os árbitros de seus próprios jogos. “Preparamos programas para todas as fases do jovem, desde a infância até a preparação para o mercado de trabalho, que incentivam a autonomia e o desenvolvimento pessoal”, afirma Alceu Neto.

Atualmente cinco projetos são executados pelo Instituto Futebol de Rua, voltados a crianças e adolescentes em diferentes faixas etárias, sempre aliando esporte e educação.

Hoje, o FDR já trabalha com Mecanismos de Incentivo Fiscal para a captação de recursos.

Conheça os nossos projetos:

Futebol de Rua pela Educação